Orientações para evitar conflitos em um condomínio

Orientações para evitar conflitos em um condomínio

12 jan

Essas dicas vão ajudar você evitar conflitos em um condomínio de maneira simples e prática, confira! Os condomínios se tornaram cada vez mais comuns no Brasil e no mundo, já que eles oferecem segurança, lazer e tranquilidade tudo no mesmo lugar. Está modalidade é muito comum entre as famílias grandes e que possuem filho, isso ocorre principalmente pela sensação de segurança que eles oferecem. Mas, não é apenas tranquilidade que eles oferecem, é preciso ter paciência para ter uma boa relação com os vizinhos e demais moradores do condomínio nas áreas comuns. Mas, calma!

Bom, mas evitar conflitos nos condomínios não é tão difícil quanto parece, é preciso bom senso e paciência. Afinal, a convivência entre mais pessoas tende a ser um pouquinho mais desafiadora. Por isso, pense muito bem antes de realizar uma atitude, se coloque no lugar dessa pessoa e veja o que iria achar. Esse é o primeiro passo para não ter estresse durante o dia a dia. Além disso, estabeleça regras com seus filhos com relação a barulhos fora do horário permitido e bagunça nas ruas do condomínio.

Para te ajudar neste momento, selecionamos algumas dicas que podem ser essenciais na hora de iniciar uma nova jornada em um condomínio fechado. Leia com muita atenção e compartilhe com os outros membros da família para que possam seguir o mesmo comportamento. Continue lendo o artigo e fique por dentro de todos os detalhes que com certeza podem ajudar muito você na hora de evitar qualquer tipo de confusão ou conflito.

Evitar conflitos em um condomínio

Silêncio depois do horário para evitar conflitos em um condomínio

Assim como em qualquer lugar de convívio comum, o silêncio no horário de descanso deve ser respeitado e seguido por todos os moradores da casa ou apartamento. Caso alguém desrespeite poderá estar sujeito a multa no valor de um salário mínimo. Por isso, respeite o horário de descanso e mantenha silêncio, certamente é o ponto principal para evitar brigas entre vizinhos.

Caso tenha crianças pequenas, ensine a elas os horários de descanso e respeito. Porém, dependendo da idade, não é sempre possível ensinar e pedir para evitar gritos. Por isso, mantenha uma rotina bem elaborada para acalmar eles depois das 21 horas. Aqui, evite discussões e brigas desnecessárias. Caso goste de escutar música ou assistir TV, mantenha o volume moderado e caso incomode o do vizinho informe a portaria do condomínio.

Está regra básica pode evitar muitas discussões e desentendimentos, por isso, procure seguir e colocar em prática com a sua família. A seguir vamos falar um pouquinho sobre a limpeza do exterior da casa e nas áreas de convívio comum. Continue lendo!

Evitar conflitos em um condomínio

Limpeza da área externa

Bom, em um condomínio fechado a aparência das casas e ruas é fundamental para ter um espaço harmonioso e sem bagunça. Pois bem, aqui entra a parte de limpeza da sua fachada, cortar a grama, manter os brinquedos recolhidos após o uso e evitar lixo nas calçadas e na entrada da casa. Tudo isso certamente vai ajudar na organização da rotina da casa e no ensinamento das crianças.

Além disso, aqui também entra a limpeza dos outros espaços, como piscina, quadras, barzinhos, ruas e calçadas. Sempre que tenha lixo procure jogar no lugar correto, não saia molhado da piscina para ir direto na sua casa, evite sacolas jogadas ao redor da piscina, leve sua toalha e não esqueça brinquedos jogados. Parece coisa simples, mas pode gerar muita discussão e dor de cabeça caso não seja respeitado. Cada um fazendo sua parte a convivência fica mais tranquila.

 

Respeite a velocidade permitida

Dentro dos condomínios fechados em BH existe uma velocidade permitida para os carros e motos para evitar acidentes. Este ponto é fundamental, uma vez que é fácil ver crianças andando sozinhas e brincando na rua. Por isso, mantenha sempre a velocidade permitida e olhe para todos os lados com muita atenção. Este ponto também ajuda a evitar discussões, é uma coisa simples e que pode ser evitada.

Caso não saiba os limites de velocidade do seu condomínio, muitas vezes já sinalizado, procure se informar na portaria e notifique as visitas também. Se por acaso ver alguém desrespeitando essas regras, comunique a portaria para ajudar a evitar acidentes e manter tudo em ordem.

A seguir vamos falar um pouquinho sobre o relacionamento com vizinhos e como é preciso se comportar em ambiente comum. Vamos conferir, este ponto é essencial!

 

Respeito com os vizinhos para evitar conflitos em um condomínio

O respeito é fundamental para manter um bom relacionamento, seja entre a família ou com os vizinhos. Por isso, se coloque sempre no lugar do próximo para poder realizar a melhor atitude. Caso veja alguém descumprindo as regras, procure não brigas, apenas comunique o setor responsável do seu condomínio. Não esquente a cabeça com detalhes para poder aproveitar todos os espaços a atrações que um condomínio fechado oferece aos seus moradores.

Em tempos de pandemia, respeite o distanciamento social e as regras de segurança e prevenção definidas. Isso também ajuda a evitar conflitos entre os moradores, visto que é uma questão de saúde pública e merece a atenção de todos. Não esqueça de orientar também os seus familiares e amigos que forem te visitar. As regras são definidas para evitar conflitos.

 

Vantagens dos condomínios

Como vimos anteriormente, morar em condomínio fechado requer muita paciência para seguir todas as regras de convivência. Mas, está modalidade possui muitas vantagens também, permite mais tranquilidade para as crianças, mais interação com os vizinhos, áreas de lazer e ruas mais calmas. Dificilmente

Nossos Serviços