Nossos Serviços

planejamento financeiro

planejamento financeiro

O condomínio funciona como um empresa, com uma relação de custos previsíveis periódicos, custos esporádicos e outros, menos previsíveis. Mas, ao contrário de uma empresa, o condomínio raramente gera receitas, ele sobrevive da divisão mensal das despesas entre seus proprietários e locatários.

Assim, o condomínio ideal gera despesas previsíveis e que agregam valor à sua comunidade, e quase nenhuma despesa extraordinária. Quando um planejamento orçamentário é bem realizado, e seguido à risca, há o correto custeio das atividades diárias e das manutenções periódicas previstas e necessárias.

A previsão orçamentária permitirá ao síndico prever, com certa antecedência, os recursos necessários a realização de obrigações em um determinado período. Geralmente os recursos previstos são baseados nos gastos realizados em um período anterior, de acordo com aumentos e reajustes previstos e ainda acréscimos nas despesas ordinárias que serão utilizadas no período seguinte.

Todos os condomínios estão sujeitos a despesas operacionais, ordinárias e extraordinárias, para suprir atividades e manutenção da estrutura predial que são fundamentais para suas atividades. As questões de cumprimento de normas legais, de vigilância e segurança predial, inovações tecnológicas e remuneração de pessoas implicam em pressão constante nos custos condominiais.

A Central realiza uma análise crítica das atividades rotineiras do condomínio e propõe alternativas que otimizem despesas, mantendo a melhor qualidade dos serviços e segurança predial.