Principais regras de condomínio que impactam nas vidas dos condôminos

Principais regras de condomínio que impactam nas vidas dos condôminos

Você sabe o que pode ser considerado como um condomínio? Da mesma forma, saberia nos dizer quais regras de condomínio são capazes de impactar diretamente na vida das pessoas que moram nestes espaços em especial?

Assim como em outros espaços nos quais frequentamos, um ambiente domiciliar tal como um condomínio também necessita de suas regras de boa convivência em condomínio para que tudo transcorra da melhor maneira possível neste espaço.

Sendo assim, vamos tratar neste post em questão sobre quais dessas normas possuem o poder de impactar na vida de cada um dos condôminos. Tudo isso para que você possa entender um pouco mais sobre como se dá a vivência em lugares como estes.

O que é um condomínio?

Por definição técnica, o condomínio nada mais é do que um local que pode ou não ser residencial, onde se detém um compartilhamento de propriedade de um espaço, no qual há a existência de múltiplos responsáveis legais de um bem imobiliário, sendo que os mesmos possuem o mesmo nível de direitos e benefícios desta posse.

Neste sentido, por definição legal, os condomínios também apresentam unidades isoladas entre si, o que não impede os seus respectivos proprietários de também ter direito a uma parte do terreno.

Principais regras de condomínio

Assim como ocorre em diversas situações de nosso dia-a-dia, a presença de regras para o convívio de pessoas com diferentes realidades mostra-se como sendo fundamental para se evitar demais problemas.

Deste modo, dentre as principais regras de condomínio de casas, podemos citar as que mais se destacam, tais como, por exemplo, os casos onde se tem a necessidade de:

  • Uso de espaços de convivência em comum dos moradores;
  • Respeito ao horário para a realização de silêncio;
  • Pagamento de taxas e demais obrigações financeiras.

O que diz o código civil da regulamentação de condomínios

Estando presente na legislação do Brasil principalmente desde o ano de 2003 dentro do Código Civil, a regulamentação de condomínio estabelece as regras de condomínio por meio de documentos específicos, tais como acontece nos casos da presença de convenções, assembléias e até mesmo os regimentos internos de cada espaço em particular que possam vir a serem criados.

Dentro deste contexto em especial, podemos dizer que estes documentos visam demonstrar algumas práticas a serem observadas por seus moradores, em diferentes frentes tais como os casos de: direitos e deveres, uso de espaços em comum acordo, atuações e papel do síndico entre outras questões em especial que são prontamente definidas.

Qual a importância do síndico em relação às regras?

Como podemos notar em muitas situações que envolvem normas tais como as regras de condomínio barulho, a figura de um responsável pelo espaço, na pessoa do síndico se mostra como sendo essencial para a resolução dos mais diversos problemas, entre eles a aplicação das regras do condomínio ao qual está realizando a gestão de condomínios, tais como a pronta resolução de questões como a inadimplência que possa ser apresentada por parte de alguns moradores sobre as taxas a serem pagas.

A partir disso, então, vemos que no que se diz respeito às regras de condomínio, o síndico exerce papel fundamental, tendo em vista o fato de que será o responsável direto pela fiscalização e cumprimento das mesmas.

Qual a importância de contar com uma administradora de condomínios

Como podemos perceber ao longo da leitura deste post em especial, a tarefa de se gerenciar um condomínio não é uma das mais fáceis de serem concluídas. 

Por isso mesmo, o fato de se poder contar com uma empresa que tenha características de ser uma administradora de condomínios competente mostra-se como sendo uma excelente alternativa para garantir o sucesso neste tipo de gestão.

Aqui, na Central de Condomínios, você encontra uma empresa de grande referência na administração de condomínios, capaz de oferecer uma assessoria jurídica condominial completa, facilitando questões importantes dentro de um espaço como este, tal como é a prestação de contas, por exemplo.

Entre em contato conosco, fale com um profissional, e tenha a certeza de estar contratando serviços tais como o de síndico terceirizado junto a uma empresa que está a anos em seu campo de atuação no mercado.

Nossos Serviços

Precisa de ajuda? Converse conosco