Prestação de contas condomínio, o que é e por que é tão importante?

Prestação de contas condomínio, o que é e por que é tão importante?

Morar em condomínio nem sempre é uma missão das mais fáceis, porque as pessoas têm formas diferentes de ver a vida e entender as suas necessidades. Contudo, recorrer a gestão de condomínios é a melhor forma de fazer a prestação de contas condomínio, pois o serviço é prestado por uma empresa que realmente entende do assunto.

O que é prestação de contas condomínio?

A prestação de contas do condomínio consiste em um documento que traz todas as informações sobre as transações financeiras que foram executadas em um período determinado, ou seja, pode ser feito durante um mês, dois, três e assim por diante.

Ao saber como apresentar a prestação de contas do condomínio, todos os moradores conseguem entender sobre as receitas, as despesas e o patrimônio líquido e bruto que ele tem. 

Com isso, é possível afirmar que a prestação de contas do condomínio visa demonstrar todos os gastos e os ganhos que o empreendimento teve durante um determinado período de tempo.

Quais são os objetivos da prestação de contas?

Na assembleia de prestação de contas do condomínio, os moradores conseguem saber todos os custos e passos que foram realizados com os valores que o empreendimento tem em caixa.

Sendo assim, os condomínios vão saber quanto entrou, quanto saiu, o que foi destinado para reserva e, por meio da prestação de contas, é possível ainda saber com o que se poderá gastar levando em consideração as necessidades apresentadas na assembleia prestação de contas.

Quem é o responsável pela prestação de contas condomínio?

O responsável por fazer a prestação de contas condomínio é o síndico. Muitas vezes, em virtude de todas as demandas que os moradores possuem, eles acabam optando pelo síndico terceirizado.

Essa decisão é tomada, porque esse profissional é contratado justamente para ter tempo de atender todas as demandas que são comuns ao cotidiano do empreendimento, diferentemente de um morador que, além de trabalhar fora, ainda precisa cuidar de todas as questões que envolvem o prédio.

Qual a importância da prestação de contas?

A prestação de contas é fundamental para que a administração do condomínio mostre de forma transparente onde e como os valores referentes às taxas pagas têm sido empregadas. Sem contar que a prestação de contas anual de um condomínio é obrigatória de acordo com o artigo 1348, VIII, do código civil.

Como fazer a prestação de contas de condomínio?

Como apresentar a prestação de contas condomínio, requer do síndico preparo, mas é fundamental durante a assembleia prestação de contas condomínio deixar todos os dados bem claros a fim de evitar dúvidas ou mesmo interpretações equivocadas.

Por isso, a prestação de contas deve ser apresentada após a pessoa se preparar com muito cuidado. Isso vai incluir levar todos os principais dados para poder sanar dúvidas, caso eles existam.

É indicado ainda levar um material de apoio para que os condomínios visualizem as informações que estão sendo apresentadas. As planilhas de gastos devem compor o material, porque assim ficam evidentes onde o dinheiro foi investido.

Mostrar as contas de forma clara, envolve ainda levar os números relacionados a inadimplência, porque tais valores também impactam nos valores que estão em caixa e os casos que são feitos pelo empreendimento.

Fazer a prestação de contas de um condomínio não é uma missão fácil para aqueles que são leigos no assunto. Por esse motivo, contar com uma assessoria jurídica condominial é a melhor forma de manter tudo organizado e, ainda, atender o que traz a lei.

Se você deseja mudar a gestão do prédio em que mora, fale com um profissional e saiba como podemos te ajudar!

Nossos Serviços

Precisa de ajuda? Converse conosco