Porteiro de condomínio: principais funções e sua importância para o condomínio

Porteiro de condomínio: principais funções e sua importância para o condomínio

Você sabe o que pode ser exigido, como função, a um porteiro de condomínio? Saberia também nos dizer qual a importância de se ter a presença deste tipo de profissional no contexto dos prédios como um todo?

Muitos são os casos onde vemos os porteiros de prédio trabalhando mas, no entanto, não paramos para entender quais seriam as suas responsabilidades enquanto um profissional que presta os seus serviços, não é mesmo?

Sendo assim, pensando em formas de como evidenciar o que de fato pode ser atribuído como função a estes trabalhadores, este post em especial irá abordar alguns assuntos relacionados a esta categoria.

O que um porteiro de condomínio faz?

Para entendermos melhor sobre o que um porteiro de condomínio faz, precisamos ter em mente que estes profissionais se responsabilizam por uma série de ações, entre as quais se notabilizam o controle de acesso das pessoas a este espaço, por exemplo.

Qual a importância de ter um porteiro no condomínio?

Uma das medidas mais significativas quando se pretende responder a perguntas sobre como ser porteiro de condomínio se dá no entendimento sobre a sua real importância para este tipo de ambiente.

Sendo assim, entre outras coisas, pode-se dizer que este profissional se mostra de extrema necessidade para que os moradores possam ter o mínimo de segurança possível quanto à proteção de seus bens e da garantia da manutenção de um bom ambiente no condomínio.

Funções e atribuições do profissional da portaria

Falando mais a fundo sobre qual a função do porteiro de condomínio, podemos dizer que esta se dá por um conjunto de ações, entre as quais por questões como a sua importância e frequência com as quais acontecem se destacam as seguintes:

Controle de visitantes

Este profissional se responsabiliza pela gestão do acesso de pessoas ao ambiente do prédio, principalmente quando se tratam de visitantes. Ao realizar esta tarefa em especial, o porteiro irá realizar a checagem sobre a liberação de tais pessoas junto ao morador que desejam acompanhar.

Recebimento de encomendas

Em casos onde se tem a necessidade de entrega de alimentos, o porteiro se responsabiliza por avisar ao morador da chegada de seu pedido para que não se tenha a entrada de pessoas estranhas nas dependências do prédio.

Prestação de serviços

Nas situações onde algum morador possa ter solicitado a prestação de um tipo de serviço em particular, este profissional recebe a responsabilidade de autorizar a entrada destas pessoas apenas após a confirmação com o morador.

Relação com os moradores

Por questões que envolvem o bom convívio com os demais moradores, o porteiro necessita manter um bom relacionamento com estas pessoas, fazendo-se parte integrante no cumprimento de questões obrigatórias tais como, por exemplo, o regulamento interno do condomínio.

Análise das câmeras do condomínio em tempo real

Também por fatores que envolvem a normalidade da segurança nestes espaços, o monitoramento das câmeras precisa ser realizado de maneira eficaz por estes profissionais.

Tornar acessível troca de chaves, tokens, controle de garagem

Pensando também na importância do acesso dos moradores as instalações do prédio, o porteiro deve estar atento à prestação deste tipo de função, com o objetivo de facilitar a entrada dos moradores às suas residências.

Quais vantagens de possuir um porteiro em seu condomínio?

A presença de um porteiro de condomínio possui a capacidade de trazer consigo um conjunto de vantagens. Entre estas se destacam:

  • Aumento da segurança quanto ao trânsito de pessoas dentro das dependências do prédio em si;
  • Garantia do recebimento de correspondências aos locais corretamente designados.

O que é melhor, contratar uma administradora que tenha porteiros disponíveis ou contratar por conta própria?

Não são poucas as situações de prédios que passam por verdadeiras situações de constrangimento tais como a inadimplência e prestação de contas sendo realizadas de maneira errada ou mesmo equivocada.

Desta forma, para contornar estes problemas de maneira eficiente, a contratação de uma empresa capaz de administrar tais serviços mostra-se como sendo uma excelente alternativa.

Isso porque, entre outras coisas, empresas com estas características de mercado possuem diversos outros tipos de serviço além da portaria em si, tendo por sua vez uma grande preocupação com a questão da contratação somente de profissionais que sejam qualificados e idôneos para exercer tarefas de tamanha responsabilidade.

Aqui, na Central de Condomínios, você pode contar com os serviços de uma empresa de referência na administração e gestão de condomínios, devido ao fato de principalmente estar presente a muitos anos no mercado e de possuir uma equipe altamente capacitada para atender prontamente a todas as suas necessidades.

Entre em contato conosco, fale com um profissional e venha conferir as nossas mais diversas soluções em serviços tais como a assessoria jurídica condominial, síndico terceirizado, entre tantas outras opções de atendimento que possuímos.  

Nossos Serviços

Precisa de ajuda? Converse conosco