Vantagens e desvantagens de usar a portaria eletrônica em seu condomínio

Vantagens e desvantagens de usar a portaria eletrônica em seu condomínio

20 jan

Você sabe quais seriam as vantagens da instalação de uma portaria eletrônica dentro do contexto de seu condomínio? Da mesma forma, saberia dizer algo sobre o que o fato da existência de uma porta eletrônica pode representar em ambientes como este?

Sendo assim, a fim de lhe fornecer maiores informações a respeito deste tema em questão, vamos com este post tratar deste assunto de uma maneira direta, registrando tanto pontos positivos quanto pontos negativos do uso desta ferramenta de controle de acesso de pessoas dentro de um condomínio.

O que é portaria eletrônica?

A portaria eletrônica nada mais é do que uma forma de garantir a gestão e o posterior controle do espaço de portarias de condomínios sem que, para isso, tenha-se a necessidade da presença de um profissional voltado para esta função.

Tal realidade é possível por meio da utilização de diversos recursos tecnológicos que, por sua vez, exercem este papel de controle de acesso de pessoas nestes espaços.

O que é portaria remota?

Para compreendermos melhor sobre o que é portaria remota, precisamos entender que para o seu funcionamento, é preciso ter a existência de uma central externa ao ambiente de cada condomínio. 

Deste modo, o acesso de pessoas a estes ambientes se realiza por meio de um controle eletrônico e tecnológico de maneira ininterrupta.

Vantagens em usar uma portaria eletrônica

Quando pensamos em tudo o que passa a envolver uma portaria eletrônica condomínio, temos que considerar a realidade de que este recurso torna-se capaz de gerar grandes benefícios para os seus moradores. 

Sendo assim, entre as principais vantagens da presença de tal mecanismo nos condomínios, podem ser elencadas:

  • Queda significativa de custos, devido ao fato de não se ter a necessidade da presença e da contratação de porteiros presenciais;
  • Maior eficiência no processo de gestão e controle de acesso de moradores e visitantes;
  • Agilidade no acionamento das forças de segurança, quando assim se fizer necessário.

Desvantagens em usar uma portaria eletrônica

Contudo, não podemos negar o fato de que a presença de uma portaria eletrônica, quando inserida na realidade de um condomínio, pode gerar apenas pontos positivos. 

Para tanto, torna-se necessária uma análise dos pontos negativos da utilização da mesma, sendo que, entre as principais desvantagens de tal aplicação podem ser citadas as seguintes:

  • Sistema suscetível a constantes falhas técnicas;
  • Dificuldades e demais problemas com a adequação de moradores a este tipo de sistema de operação.

O que é melhor, portaria física ou eletrônica?

Dentro de tudo o que apresentamos até aqui com este material em especial e, a partir de uma análise dos pontos positivos e negativos que foram apontados acima com relação ao uso de uma portaria eletrônica, temos que para ser definida qual a melhor estratégia de portaria a ser realizada, é preciso que também se realize um estudo que contemple temas com, por exemplo, as questões de:

  • Disponibilidade financeira e orçamentária do condomínio para este tipo de aquisição de portaria;
  • Comum entendimento da maioria dos moradores com relação à aplicação desta forma de sistema de portaria.

Quais são os principais riscos da portaria eletrônica?

Assim como pode ocorrer em grande parte dos casos aos quais nos envolvemos em nosso dia-a-dia, a presença de uma portaria eletrônica em um condomínio também se apresenta como sendo suscetível ao surgimento de riscos, dentre os quais, por sua importância, podem ser citados os seguintes:

  • Não recebimento de mercadorias;
  • Falta de exatidão quanto a possíveis falhas e demais problemas.

Principais formas de reduzir custos em um condomínio?

Dentre as tarefas que são constantemente atribuídas às pessoas responsáveis pela manutenção de um condomínio, certamente a questão do combate a  inadimplência  e o devido cuidado no exato momento da prestação de contas mostram-se como sendo atitudes que impactam decisivamente na parte financeira e de controle de custos destes espaços.

Neste sentido, ter uma atenção especial destinada à contratação de uma empresa de portaria remota pode ter a capacidade de trazer diversos benefícios ao contexto dos condomínios que optam por esta solução.

Aqui, na Central de Condomínios, você tem à sua disposição uma assessoria jurídica condominal completa que, por sua vez, transforma a tarefa de gestão de condomínios  em uma realidade bem menos árdua para os responsáveis pela manutenção de espaços como este.

Entre em contato conosco, fale com um profissional e venha conferir as nossas mais diversas opções de serviços condominiais, tais como a possibilidade da contratação de um síndico terceirizado, por exemplo.

Nossos Serviços

Precisa de ajuda? Converse conosco