Contabilidade de condomínio

Contabilidade de condomínio

25 fev

Certamente na grande maioria das vezes os problemas em grandes, pequenos ou médios condôminos ocorrem devida a gestão financeiras. Descontrole nos gastos com contas básicas, colaboradores ou até mesmo uma má administração acompanhada por desorganização podem trazer grandes prejuízos aos moradores.

Pensando nesta série de fatores vamos abordar um tema sensível que é a contabilidade de condomínio.

Como facilitar a contabilidade de condomínio?

Muitas vezes quem está com o papel de síndico no momento não tem muita habilidade com o setor contábil e pode se enrolar em meio a despesas fixas ou eventuais que acabam surgindo em um condomínio. Portanto o mais indicado é contar com o serviço de uma empresa que faça a contabilidade do condomínio neste momento.

Se taxas, tributos e impostos importantes deixam de ser pagos penas severas e juros sob pagamento atrasado podem acabar pesando no bolso de todos e se converterem em questões judiciais.

Infelizmente é comum acontecer o erro de inadimplência dos seguintes itens:
– INSS (Instituo Nacional do Seguro Social) Pagamento realizado sobre 20% da folha dos funcionários contratados ou que prestam serviços para o condomínio, garante aposentadoria auxílio doença, seguro desemprego, licença maternidade e pensão;
– FGTS (Fundo de Garantia do Trabalhador) Valor pago de 8% com base nos vencimentos dos funcionários de carteira assinada. Pode ser sacada em caso de demissão sem justa causa, doenças ou financiamento da casa própria.
– ISS (Imposto Sob Serviço) Será pago mediante a contratação de prestadores de serviços conforme a legislação do munícipio onde o condomínio está situado.
– PIS/PASEP: o pagamento é realizado juntamente com a contribuição do INSS e corresponde a 1% da folha em média.

Contabilidade de condomínio

De quem é a obrigação da contabilidade do condomínio?

Não existe nenhuma lei que coloque o síndico na posição de responsável contábil, mas certamente se a saúde financeira do condomínio não estiver bem ele será extremante cobrado e pode responder na justiça por isso.

Portanto contrate quem tem a experiência de gerir centenas de condomínios e tem a expertise para lhe-dar com todos os tipos de adversidades deste ramo. Fale agora mesmo com a Central dos Condomínios.

Nossos Serviços

Precisa de ajuda? Converse conosco