Passo a passo completo sobre como administrar um condomínio comercial

Passo a passo completo sobre como administrar um condomínio comercial

17 dez

Você sabe o que é um condomínio comercial? Sabe também que existem algumas estratégias específicas para se ter boas práticas de administração destes espaços?

O constante crescimento e desenvolvimento do mercado, como um todo, faz com que muitas empresas tenham a necessidade de procurar por espaços que sejam voltados exclusivamente para fins comerciais.

A partir disso, então, vamos com este post listar algumas informações importantes a respeito deste tema, para que entre outras coisas, você possa ter acesso ao entendimento de como este ambiente pode ser administrado de maneira eficiente.

O que é um condomínio comercial?

Para compreendermos melhor sobre o que é condomínio comercial, precisamos entender que este se trata de um ambiente no qual, por força de lei de condomínio comercial temos a presença de diversas empresas em um mesmo espaço.

Tal realidade por sua vez acaba fazendo com que, quando bem gerenciados, estes locais passem a se tornar ambientes capazes de gerar excelentes retornos financeiros por muitas razões, entre elas a questão da visibilidade que ganham no decorrer do tempo.

A importância do síndico no condomínio

Assim como a presença de um porteiro e zelador para que o condomínio flua bem em seus objetivos sociais, a figura e presença do síndico nos condomínios voltados para o comércio também aparece com igual valor e importância.

Tudo isso porque será este o responsável por conduzir a administração deste espaço, fato este que com certeza é de interesse de todos os envolvidos neste tipo de empreendimento em especial.

Contudo, a prática de se contratar um síndico terceirizado tem se tornado cada vez mais recorrente, tendo em vista principalmente a capacidade que estes profissionais detêm de gestão de espaços coletivos.

Invista em uma segurança reforçada

Não podemos negar que, por conta de questões que envolvem o valor dos produtos que se encontram dentro das lojas de um condomínio que seja comercial, a questão da segurança deve ser sim encarada como sendo uma das prioridades de quem está administrando este espaço.

Esta procuração se torna ainda mais evidente quando, por exemplo, levamos em consideração o grande fluxo de pessoas desconhecidas nestes ambientes, gerando assim uma maior cautela neste sentido. Dessa forma, buscar investir em segurança com câmeras e demais equipamentos se mostra como uma atitude recomendada para estes locais.

Otimize as finanças do condomínio

A administração de um espaço tal como um condomínio comercial implica na questão da necessidade de se controlar de maneira eficaz o volume de entrada e saída dos recursos financeiros que “circulam” por este ambiente.

Desta forma, uma das melhores maneiras de se ter este controle se dá pela condução eficaz de todo o fluxo de caixa do condomínio, tal como veremos a seguir:

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa se mostra como sendo o mecanismo responsável por fazer todo o processo de gestão das movimentações de finança em um determinado espaço de tempo a ser analisado. Com isso, é preciso ter muita atenção quanto a periodicidade deste controle, sendo preferencialmente realizado de maneira diária.

Convenção condominial

A convenção de condomínio comercial por sua vez trata-se de um momento no qual se torna possível, entre outras coisas, fazer com que todos os envolvidos neste ambiente possam ter acesso e posteriormente cumpram com todas as normas estabelecidas pelo local.

Sendo assim, este momento se faz importante também para que sejam definidos os direcionamentos das ações e das responsabilidades de cada pessoa dentro do contexto do espaço, tal como acontece nos já conhecidos casos de convenções de condomínios residenciais.

Qual a importância de contar com uma administradora de condomínios

Como vimos ao longo deste conteúdo, a tarefa de realizar a gestão de condomínios não é uma das mais fáceis de se realizar, sejam eles um condomínio residencial ou mesmo um condomínio comercial.

Isso porque, entre outras coisas, os responsáveis por tal administração precisam se preocupar com diversos temas, tais como por exemplo a prestação de contas e a inadimplência dos moradores com relação ao pagamento de suas obrigações.

Aqui, na Central de Condomínios, você encontra os serviços de referência de uma administradora de condomínios nas atividades de assessoria jurídica condominial e muitas outras frentes de atuação, com a experiência de uma empresa que está a muito anos dentro do seu mercado de atuação.

Entre em contato conosco, fale com um profissional e venha conhecer as nossas mais diversas soluções em administração de condomínio comercial e outros tipos de realidade que também somos capazes de atender com igual qualidade e excelência.

Nossos Serviços

Precisa de ajuda? Converse conosco